Segundo o informante o fato ocorreu na última segunda-feira, dia 15 de junho, véspera da estréia da seleção contra a Coréia do Norte. Eram 11 horas da manhã, hora local da África do Sul, quando uma equipe da Rede Globo com Fátima Bernardes e Tino Marcos desembarca na porta do hotel onde a seleção Brasileira está concentrada, e no bom estilo carteirada anunciaram que estavam ali para fazer uma entrevista exclusiva com o treinador e os jogadores da seleção.
Avisado sobre a tentativa de incursão, o próprio Dunga foi ao portão e ouviu o mesmo de Fátima Bernardes e o diálogo que se seguiu foi esse:
- Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma.
- Mas – prosseguiu dona Fátima – esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria.
- Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!
E virou as costas e foi embora, não dando a mínima para a repercussão que seu ato pudesse causar.