Pesquisar no site


Arcelor investe U$ 1,2 bi na João Monlevade

30/05/2010 13:00

 

A ArcelorMittal, maior grupo siderúrgico do mundo, confirmou investimentos de na duplicação da usina de aços longos de João Monlevade, no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. O aporte, o maior da empresa desde a crise econômica mundial, está estimado em US$ 1,2 bilhão, e terá o objetivo de elevar a produção de aço bruto para 2,4 milhões de toneladas por ano. As obras deverão durar dois anos, e empregar seis mil pessoas, sendo que cerca de 600 empregos diretos deverão ser criados na usina mineira.

 

A duplicação da produção em João Monlevade foi suspensa depois que a crise internacional comprometeu a demanda de aço. Para a direção da ArcelorMittal, o momento é de aquecimento do consumo de aços longos, com sinais claros de crescimento sustentável.

 

A companhia aposta do aumento da demanda por fio-máquina, puxado sobretudo pela indústria automobilística, e também estuda a possibilidade de investir em outra planta mineira, a de Juiz de Fora, que poderá ter a capacidade ampliada de 1 milhão para 1,2 milhão toneladas por ano. Nesta unidade, são produzidos vergalhões, utilizados na construção civil.